sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Sem Mari, Brasil é superado pelos EUA

Brasil e Estados Unidos se enfrentaram na madrugada desta sexta-feira, 27 de agosto. Na reedição da final Olímpica de 2008, melhor para elas: 3 sets a 2, a liderança e duas jogadoras a menos.

Paula Pequeno foi a alteração na Seleção brasileira. Ela começou a partida como titular, mas desta vez não foi pelo rodízio do técnico brasileiro, a ponteira Mari está fora do Grand Prix.

Logo no início do primeiro set o Brasil abriu dois pontos, mas permitiu o empate dos Estados Unidos no ponto de saque, 2X2. No erro de ataque da oposto Sheilla e na virada da Logan Tom a virada, 4X6. A Seleção brasileira permaneceu atrás no placar até o décimo segundo ponto. Com Thaisa chegou ao empate e passou à frente, e aumentou, com Sheilla, 15X13. O Brasil ainda sofreu resistência dos Estados Unidos no fim do set, mas fechou na garra, 25X22. Paula Pequeno entrou bem na partida, com boa recepção, fazendo boas defesas e não comprometendo no ataque.

No segundo set foi a vez das estadunidenses abrirem dois pontos e permitirem o empate adversário, 2X2. Mas as coincidências com o primeiro set pararam aí. Os Estados Unidos não permitiu a virada brasileira e chegou na primeira para técnica com pequena vantagem, 6X8. Erros seguidos da ponteira Jaqueline, na recepção e no ataque, e a vantagem só foi aumentando. Atrás no placar, o Brasil não conseguiu bucar a virada e permitiu q vitória dos Estados Unidos, 19X25. Nesse set o técnico brasileiro José Roberto Guimarães fez a inversão, com Dani e Natália, bem cedo, no início do set. Natália não entrou bem e o Zé demorou para voltar com Sheilla e Fabíola. Com a péssima recepção da Jaqueline, caçada no saque, o Brasil não pôde fazer muita coisa.

 Apesar dos Estados Unidos começar o set abrindo quatro pontos, o Brasil buscou o jogo e o set foi disputado até o último ponto. Na primeira parada técnica os Estados Unidos chegou à frente, 6X8, mas com um ace da oposto Sheilla o Brasil chegou ao empate. A partir daí as Seleções trocaram pontos até o fim. Uma pena que a levantadora Fabíola só lembrou que possui uma das melhores opostas do mundo do seu lado da quadra, tarde. A oposta brasileira mostrou disposição no fim do set, mas os Estados Unidos conseguiu fechar o set depois de uma linda bola da Logan Tom no fundo da quadra brasilira e um ace, 28X30.

Quarto set e o Brasil conseguiur abrir quatro pontos de vantagem logo no início, 4X0. Dessa vez foi a Seleção dos Estados Unidos que buscou o empate, 6X6. Contando com bom momento da central Fabiana e uma distribuição melhor pensada da levantadora brasileira, o Brasil voltou a abrir vantagem e chegou a segunda parada técnica cinco pontos à frente, 16X11. Bastou ao Brasil administrar a vantagem e fechar o set em 25X17.

No tie-break....
Jaqueline fica no bloqueio, mas Sheilla empata. Estados Unidos vira e Sheilla empata, de novo. Estadunidenses passam a frente de novo. Fabíola parece sentir a mão, mas a imagem da câmera logo mostra Paula Pequeno no chão. Um segundinho sem respirar e para entender o que estava acontecendo. Sim, ao voltar ao chão, depois de uma tentativa de bloqueio, a ponteia brasileira caiu de mal jeito e sentiu o tornozelo. Replay do jogo anterior, a jogadora saiu carregada de quadra. Natália entra e Sheilla empata, pela terceira vez, 3X3. Com dois erros de ataque de Natália, Estados Unidos abrem pequena vantagem. Um saque para fora delas e Jaqueline deixa tudo igual no quinto ponto. Na sequência elas viram e é a vez de Jaqueline empatar, de novo. Hooper marca duas vezes,Fabiana e Sheilla colocam tudo igual no oitavo ponto. Jaqueline ataca na antena e Fabiana recupera, 9X9. Ataque adverário com sucesso, dois erros de ataque brasileiros e a vantagem estava estabelecida, 9X12.  Sheilla vira mais duas bolas, 11X12. Na sequência o Brasil empata com bloqueio triplo, 13X13. Sheilla saca para fora e depois fica no boqueio, 13X15. Logo ela que construiu o tie-break, uma pena.

Com a vitória o EUA segue invicto na fase final, somando sete pontos e bem perto do título. Brasil chega a cinco. Japão, venceu a Itália hoje cedo,tem a mesma pontuação das européias, quatro pontos. China, com três, e Polônia, com um, ainda se enfrentam hoje.

Não deu, mas o Brasil lutou bravamente.

Nenhum comentário: