domingo, 22 de agosto de 2010

Nada de corredor polonês

Na disputa direta pelo primeiro lugar na fase classificatória do Grand Prix 2010, Brasil e Polônia se enfrentaram às 3h30, ´no horário de Brasília, em Taiwan. A Seleção brasileira venceu por 3 sets a 0 e vai viajar para a China, para a disputa da fase final da competição, com o primeiro lugar da primeira etapa.

A Seleção brasileira entrou em quadra com força total retornando a jogar com sua formação "titular": Fabíola, Sheilla, Thaisa, Fabiana, Jaqueline, Mari e a líbero Fabiana.

O jogo começou equilibrado, com a disputade bons ralis. Apesar de alguns erros de recepção, o Brasil conseguiu abrir vantagem e chegou quatro pontos à frente, logo na primeira parada técnica obrigatória, 8X4. Mantendo o bom ritimo e conseguindo impor sua superioridade a Seleção brasileira não teve dificuldade para fechar o set em 25X16. A central Fabiana foi a principal pontuadora brasileira com seis pontos.

Foi a Polônia que abriu o placar no segundo set com um ataque da ponteira Jaqueline para fora, mas em seguida a ponteira brasileira empatou o jogo, 1X1. O placar continuou equilibrado até o quarto ponto. O Brasil chegou a abrir dois pontos de vantagem e mesmo assim permitiu o empate e a virada das polonesas, 7X8. A Seleção brasileira voltou a empatar em oito pontos mas com erros de ataque e recepção, e bom bom momento da oposta Baranska, a Polônia abriu vantagem, 12X16. Com o placar em 15X18 o técnico José Roberto Guimarães promoveu a inversão com Dani e Natália. Dani Lins entrou sacando muito bem e colocou o Brasil de volta no jogo levantando para Natália, 18X18.Com um ataque para fora, da Polônia o Brasil voltou à frente no placar, mas Baranska empatou novamente. Com seqûência de ataque com Thaisa e bloqueio brasileira, as brasileiras abriram dois pontos. Mari ficou no bloqueio, mas as polonesas erraram o saque, 22X20. Thaisa sacou na rede e com o erro da recepção brasileira as adversárias chegaram ao empate, 22 iguais. Fabiana marcou dois pontos seguidos e deixou o Brasil a um ponto de fechar o set. Natália sacou na rede e em seguida a Polônia empatou, 24X24. A oposta polonesa, Baranska, colocou a equipe dela na frente e o técnico brasileiro voltou com Fabíola e Sheilla. Mari empatou, Sheilla virou e no ataque errado da Polônia o Brasil fechou o set, 27X25. O Brasil se complicou, mas teve boa capacidade de reação.

No terceiro set o Brasil começou atrás novamente, mas por pouco tempo. Com bons saques, bloqueio e ataques eficientes, só restou as polonesas assistirem o Brasil voar em quadra. Com a vantagem de nove pontos, 18X9, o técnico brasileiro pode voltar a dar ritimo as demais jogadoras da equipe: Paula Pequeno, Adenízia e Sassá entraram no decorrer do set. Foi no saque errado das adversárias que o Brasil fechou o set em 25X16.

Com a vitória a Seleção brasileira encerra a fase classificatória com 24 pontos conquistados, oito vitórias e uma derrota, para a Itália. A classificação inicial não dá vantagem na fase final, mas conta bastante na confiança do grupo. As finais serão disputadas entre os dias 25 e 29 de agosto,em Ningbo. Brasil, Polônia, Itália, Japão, Estados Unidos e China disputarão o título.

Ao que tudo indica, Fabíola será a levantadora titular da fase final.

Nenhum comentário: