quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Superliga é lançada no Rio de Janeiro

foto: VIPCOMM

Nesta quinta-feira (18) foi lançada a Superliga feminina de voleibol, no Jockey Clube, na cidade do Rio de Janeiro. Representantes das 12 equipes que disputarão a competição marcaram presença e a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) homenageou a Seleção brasileira feminina que conquistou o vice-campeonato mundial, no Japão. As campeãs olímpicas em Pequim/2008 também foram lebradas.


Das 14 atletas que participaram da campanha da conquista da medalha de prata do Mundial, no Japão, apenas uma não estará jogando nesta Superliga, a ponteira Fernanda Garay jogará no voleibol japonês. O Sollys/Osasco (SP), atual campeão, tem seis dessas atletas: as ponteiras Natália, Sassá, Jaqueline, as centrais Adenízia e Thaisa e a líbero Camila Brait. A Unilever (RJ) tem quatro jogadoras: a levantadora Dani Lins, a oposto Sheilla, a líbero Fabi e a central Carol Gattaz. O Vôlei Futuro, de Araçatuba (SP), conta no elenco com a meio de rede Fabiana e a oposto Joycinha. O Pinheiros/Mackenzie (SP) tem a levantadora Fabíola.

Além dessas, outras duas jogadoras que participaram de toda a preparação da seleção para o Mundial, mas que foram cortadas às vésperas da competição devido às contusões estarão presentes: a ponteira Mari defenderá a Unilever, enquanto a também ponteira Paula Pequeno jogará pelo Vôlei Futuro.

Nesta temporada, 12 times, de quatro estados, estarão na disputa pelo título. BMG/São Bernardo, Pinheiros/Mackenzie, São Caetano, Sollys/Osasco e Vôlei Futuro, de São Paulo. Banana Boat/Praia Clube, BMG/Mackenzie e Usiminas/Minas serão os representantes de Minas Gerais. Pauta/São José e Brusque representarão Santa Catarina, enquanto a Unilever e o Macaé Sports serão os times do Rio de Janeiro

“A cada ano, a Superliga está mais difícil, mais competitiva. É difícil apontar um favorito. Nos últimos anos os times da Unilever e do Sollys/Osasco chegaram às finais. Mas acho que este ano será ainda mais complicado desta decisão se repetir. Teremos todas as jogadoras da seleção aqui e ainda um número grande de estrangeiras participando. A Superliga está se superando a cada edição, assim como o voleibol brasileiro como um todo. Apesar de ser multicampeão, luta sempre para se superar em cada competição”, afirmou a líbero Fabi, da Unilever.

Neste ano, a Superliga possui seis jogadoras estrangeiras inscritas. Serão quatro estadounidense: Alisha Glass e Stancy Sykora, ambas do Vôlei Futuro, Fawcett, da Usiminas/Minas, e Danielle Scott, do BMG/São Bernardo. Cuba terá duas representantes: Herrera (Usiminas/Minas) e Ramirez (Banana Boat/Praia Clube).
Sistema de disputa
Na fase classificatória as 12 equipes se enfrentarão no sistema de ida e volta – turno e returno - e todas as equipes jogarão contra todas.

As oito equipes melhores colocadas na fase classificatória, de acordo com o índice técnico na soma dos pontos obtidos no turno e returno passarão às quartas-de-final. Nessa fase, os cruzamentos seguirão a seguinte ordem: 1º x 8º colocados, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º, no sistema de play-off melhor de três partidas.

O mando de campo das partidas nas quartas-de-final será definido pela equipe mais bem colocada na fase classificatória: 1º e 3º jogos em casa (2º fora) ou 2º e 3º jogos em casa (1º fora).

As semifinais também serão disputadas em melhor de três partidas, com o seguinte cruzamento: vencedores de 1º x 8º e 4º x 5º e ganhadores dos confrontos entre 2º x 7º e 3º x 6º. As equipes mais bem colocadas escolherão o mando dos jogos. As opções são 1º e 3º em casa (2º fora) ou 2º e 3º em casa (1º fora).
A final feminina, assim como a masculina, será disputada em um único confronto, e independente das equipes que estiverem brigando pelo título, o jogo acontecerá no estado de Minas Gerais. A decisão da medalha de bronze também será em uma única partida. Nesse caso, na “casa” do melhor colocado na fase classificatória.

Para a definição do quinto ao 12º lugares, no feminino, e do quinto ao 15º lugares, no masculino, será adotado o critério de índice técnico apenas da fase classificatória.

Por cada vitória, as equipes somarão dois pontos. Em caso de derrota, um. Quando houver necessidade, o critério de desempate será, nesta ordem: sets average; pontos average; confronto direto e sorteio.

A primeira partida será disputada no dia 27 de novembro, próximo sábado. Boat/Praia Clube e BMG/Mackenzie abrirão a competição em partida realizada em Uberlândia, no ginásio do Praia Clube, a partir das 18h.

com informações da CBV

Nenhum comentário: