quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Brasil supera EUA e segue invicto para as semifinais do Mundial

Na madrugada desta quarta-feira (10) Brasil e Estados Unidos se enfrentaram na últimas partida das duas Seleções na segunda fase do Campeonato Mundial feminino. Com as duas Seleções matematicamente já classificadas para as semifinais o confronto serviu para definir primeiro e segundo colocado do grupo F. Em partida equilibrada, a Seleção brasileira superou a estadunidense por 3 sets a 1 e segue invicta para o confronto da semifinal contra o Japão (segundo colocado do grupo E), já que se classificou na primeira colocação.


O Brasil iniciou o primeiro set abrindo dois pontos, mas permitiu empate dos EUA. Do lado brasileiro da quadra, bloqueio tocando em quase todas as bolas, só que do lado das adversárias também. Muitos ralis, Natália virando todas as bolas e Jaqueline sofrendo com o bloqueio dos Estados Unidos, 13X13. A Seleção dos EUA passou à frente pela primeira vez, 13X15, no erro delas o Brasil empatou. Com Sheilla, Brasil tomou a dianteira do placar. Com Dani Lins e Joycinha entrando bem na inversão do 5/1 a Seleção brasileira fechou a parcial em 25X19.

Atrás no placar os EUA voltaram para o segundo set com ritmo forte. A recepção brasileira enfrentou momento de dificuldade no passe e as adversárias abriram vantagem, 3X6. Administrando a vantagem, chegaram a primeira parada técnica à frente, 5X8. Jaqueline, que não atacou bem no primeiro set, converteu boas bolas para o Brasil, que diminuiu a diferença, 8X9, e Sheilla empatou no décimo ponto. O técnico José Roberto Guimarães adiantou a inversão, com Dani e Joycinha. A Seleção brasileira estava apenas um ponto atrás no placar, mas permitiu que os EUA voltassem a aumentar a diferença, 15X18. No fim do set, foi a vez da recepção estadunidense se desestabilizar e o Brasil empatar, 21 iguais. Com bloqueio de Thaisa em Logan Tom o Brasil assumiu a liderança, 23X22. Apesar da reação brasileira, a central estadunidense Hooker deu prejuízo para o Brasil e colocou os EUA na frente. Em seguida, elas fecharam o set em 24X26.

Com o placar em 1X1 o terceiro set começou bem equilibrado. Aproveitando os erros dos EUA o Brasil chegou ao primeiro tempo técnico à frente, 8X6. Com o passe na mão, Fabíola colocou as atacantes brasileiras em condições de virar as bolas e com o bloqueio funcionando o Brasil abriu larga vantagem, 16X9. Mantendo o ritmo, inclusive com mais uma eficiente inversão do 5/1, a Seleção brasileiro fechou o set em 25X19.

No quarto set os EUA começaram à frente e abriu pequena vantagem, 3X6. Com erros do ataque brasileiro a vantagem adversária aumentou, mas na seqüência foi a vez delas errarem e o Brasil encostar e empatar, 9X9. Em mais uma sequência de erros, dessa vez de recepção da líbero Fabi, os EUA voltaram a abrir vantagem, 9X13. Com Sheilla, ponto de bloqueio, Natália e um erro de ataque dos EUA, tudo igual no décimo terceiro ponto. As Seleções seguiram trocando pontos até o vigésimo terceiro ponto, quando o Brasil conseguiu marcar e fechar em 25X19.

Com a vitória, o Brasil segue invicto para a disputa da semifinal da competição. Como ficou com a primeira colocação do grupo F, enfrentará o segundo colocado do grupo E: o Japão, na manhã do próximo sábado (13).

**

Além do primeiro lugar do grupo e do fator emocional positivo de não ter perdido nenhuma partida, o Brasil também tem mais um ponto a seu favor, e no banco: Dani Lins e Joyce mostraram que a inversão 5/1 tem correspondido de forma eficiente. Mérito das duas jogadoras que apesar de estarem no banco, demonstraram a disposição para embarcar e ajudar na busca do título inédito.

Jaqueline foi o destaque da partida, com 18 pontos de ataque. A ponteira fez um primeiro set complicado, mas arrasou nos demais.

Nenhum comentário: