quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O caso Mari

A ponteira Mari, da Unilever, concedeu entrevista exclusiva para um blog nesta quarta-feira, 8 de setembro.
Aqui, a tentativa de um comentário digno.

Não sou fanática por vôlei. O blog surgiu baseado em um projeto profissional e não movido pela paixão descontrolada. Mas, acompanhando o vôlei nacional me lembro de alguns fatos que me despertaram bastante atenção.

Claro, um desses episódios foi a fatídica derrota do Brasil para a Russia, na semifinal da Olimpíada de Atenas. Eu só tinha 16 anos e vi uma menina, só cinco anos mais velha do que eu, sendo acusada injustamente pela derrota brasileira. Pensei várias vezes como a Mari iria reverter aquele momento. Se é que iria....

Em 2005, a lesão no ombro. Mais uma vez me peguei pensando se ela conseguiria prosseguir, se depois da operação seria tão boa quanto antes. Mari superou tudo com maestria, desembocando no título Olímpico na China, em 2008. E não foi só o título não, foi também a referência que a ponteira se transformou dentro e fora das quadras para muitos admiradores e profissionais ligados ao esporte.

É bem verdade que a “Ice Woman” andou derretendo um pouquinho nas últimas temporadas. Diante da última contusão, a do joelho direito que a tirou da disputa pelo único título inédito das meninas do vôlei brasileiro, o Mundial, Mari não voltou a ser a mulher de gelo, foi mais além. Respondeu todas as minhas dúvidas anteriores,e com classe.

Mari não é mais menina. Nem na aparência, nem nas palavras. Amadureceu e demonstra ser uma pessoa consciente do que representa e dor ser humano que é: suscetível a erros e lesões, dependente de milagres divinos que podem acontecer, ou não.

Pela frente, possíveis seis meses de recuperação que a afastam das quadras.Podem existir diversas opiniões sobre o amor ao vôlei, simpatia, beleza e comportamento dentro de quadra da jogadora. Independente dela ser a melhor de todos os tempos, ou a pior, antes de perguntar a mim mesma se ela vai conseguir superar mais essa, já respondo: Ela vai.

6 comentários:

Anônimo disse...

Apesar de admirá-la como jogadora, não gosto de algumas atitudes dela dentro de quadra, mas a sensatez dela me surpreendeu também.

É bom ver que ela está com a cabeça boa, será importante para o retorno dela as quadras.

Parabéns pelo blog.

Anônimo disse...

Ela vai voltar mais Mari do que nunca!Ansiosa para ver sua volta.

Anônimo disse...

tem como não admirar?

Dot disse...

Maravilhoso teu texto, concordo com tudo que disse - colocaram a culpa nela na ocasião por ela ser a melhor, se não me engano até o momento havia feito 31 pontos - digo mais, considero a Mari a melhor jogadora, pois ela ataca, é passadora, se entrega... sai bem em todos os fundamentos... por hora é isso. Abraço.

Anônimo disse...

Voce foi feliz em todo comentario, nao se trata apenas de uma jogadora e sim de uma mulher que supera obstaculos absurdo.
Parabens pelo texto e pelo blog, voce esta surpreendendo a todos... Bjus

Paulo disse...

Mari é tudooooo, sou super fã dela. São poucas jogadoras que consegui chamar tanta atenção das pessoas como ela, qualquer coisa que ela faz causa incrivel.
Mari te amooo loira volta logo que estarei com a galera do Unilever vibrando por vc.
Meu coração por vc não bate, ele explode.