quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Superliga Femina de Vôlei: equipes, tabela e sistema de disputa

No dia 10 de dezembro, uma quinta-feira, começa a disputa do campeonato nacional de vôlei, a Superliga. Na última quarta, 25 de novembro, a Unidade Técnica de Vôlei de Quadra da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou a tabela oficial da competição. A 16ª edição da Superliga contará com a participação de 13 equipes femininas.

O lançamento da Superliga 2009/2010 será na próxima segunda-feira , 30 de novembro,em São Paulo, a partir das 11h. Comissões técnicas e jogadoras de todas as equipes participantes estarão presentes no Salão Nobre do Esporte Clube Sírio, localizado à Avenida Indianópolis, 1192 – Indianópolis, São Paulo.

As equipes femininas:

UNILEVER (RJ)
SOLLYS/OSASCO (SP)
PINHEIROS/MACKENZIE (SP)
BLAUSIEGEL/SÃO CAETANO (SP)
USIMINAS/MINAS (MG)
PRAIA CLUBE/ BANANA BOAT (MG)
SPORT/BANCO BMG (PE)
VOLEI FUTURO (SP)
CATIVA/OPNNUS (SC)
SÃO BERNARDO (SP)
PAUTA/SÃO JOSÉ/SC (SC)
MACKENZIE/NEWTON PAIVA (MG)
MACAÉ SPORTS (RJ)

Veja a tabela oficial no site da CBV

Sistema de disputa:

A fase classificatória da Superliga 2009/2010 acontecerá no sistema de ida e volta, ou seja, com turno e returno. Nessa fase todas as equipes jogarão contra todas.

As oito equipes mais bem colocadas na fase classificatória, de acordo com o índice técnico na soma dos pontos obtidos passarão às quartas-de-final. Os cruzamentos seguirão a seguinte ordem: 1º x 8º colocados, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º, no sistema de play-off melhor de três partidas. O mando de campo das partidas nas quartas-de-final será definido pela equipe mais bem colocada na fase classificatória: 1º e 3º jogos em casa (2º fora) ou 2º e 3º jogos em casa (1º fora). Caso a partida seja transmitida pela TV Globo, o mando de quadra será da CBV.

As semifinais também serão disputadas em melhor de três partidas, com o seguinte cruzamento: vencedores de 1º x 8º e 4º x 5º e ganhadores dos confrontos entre 2º x 7º e 3º x 6º. As equipes mais bem colocadas escolherão o mando dos jogos. As opções são 1º e 3º em casa (2º fora) ou 2º e 3º em casa (1º fora).

A final masculina e feminina será disputada em um único confronto, e independente das equipes que estiverem brigando pelo título, o jogo acontecerá no estado de São Paulo.

A decisão da medalha de bronze também será em uma única partida. Nesse caso, na “casa” do melhor colocado na fase classificatória.

Por cada vitória, as equipes somarão dois pontos. Em caso de derrota, um. Os times entrarão nas quartas-de-final e nas semifinais sem pontuação. Quando houver necessidade, o critério de desempate será, nesta ordem: sets average; pontos average; confronto direto e sorteio.

com informações do site da CBV

Nenhum comentário: